A embalagem é um item imprescindível para o seu produto. Ela é a primeira impressão que o consumidor terá do seu produto. Mas como escolher o material certo para ela?
Pense na proteção do seu produto
A primeira coisa a se pensar pensar é na proteção do seu produto, ele é mais delicado? Será transportado de que forma? Precisa de algo mais forte para embalá-lo?
Dessa forma você já começa evitando avarias em seu produto e eliminando prejuízos futuros.
Quanto mais delicado for o produto, mais resistente deve ser a embalagem.
Como sua embalagem será transportada?
Ainda que seu produto não seja entregue a distância para os clientes à distância e às lojas que o comercializariam, é importante pensar em como ele será transportado.
Seja pelo cliente ou caminhão via frete o produto vai passar por algum tipo de transporte. Por isso, é preciso avaliar as questões como o peso final e a segurança para que o cliente consiga carregar.
Uma embalagem com material pouco resistente, por exemplo, pode deixar o cliente na mão na hora de levar o produto para casa. Enquanto, uma embalagem que seja muito robusta possa se tornar mais pesada e complexa de carregar.
Pense na comodidade para o cliente na hora de transportar a embalagem.
Avalie o custo benefício
A embalagem além de proteger o seu produto e comunicar com o consumidor deve custar o que é realmente é necessário.
Será que você precisa realmente da embalagem mais cara, ou uma mais simples cumprirá o seu papel?
Tente aliar qualidade e custo.
Principais materiais de embalagem
Plástico:
Ideal para diversos tipos de produtos, principalmente alimentos e materiais de papelaria.
Vidro:
Controverso por ser frágil, o vidro pode ser utilizado principalmente para embalar bebidas.
Papelão:
O papelão é bastante versátil, assim como o plástico. Altamente personalizável, você pode criar embalagens criativas e muito atrativas. Além do mais o custo pode ser bem vantajoso.